miércoles, 19 de mayo de 2010

"Nós podemos"

Este poster traz uma curiosidade muito interessante en torno de seu personagem. A moça com cara de poucos amigos que aparece neste cartaz americano se chama Rosie, a "rebitadora", e foi inspirada em uma mulher real: Rose Will Monroe.

Rose nasceu em 1920 e trabalhou como rebitadora na construção de bombardeiros B-29 e B-24. Sua vida foi levada a grande tela, em um filme promocional chamado "O trabalho das mulheres", onde ela atuou como personagem principal.

Rose, "a rebitadora", sentada junto a um B-25D Mitchell,
durante sua jornada de trabalho

O trabalho de Rose era um reflexo da necessidade que os Estados Unidos tinha para atender as demandas da guerra. O país enviou milhoes de homens ao front de guerra, levando a uma incorporação massiva das mulheres no mundo industrial. Se estimam que aproximadamente seis milhões de mulheres participaram deste exército de trabalhadores, muitos deles nas fábricas para a criação de equipamentos militares.

O cartaz que ilustra este post, que talvez seja um dos mais famosos do movimento de propaganda americano da Segunda Guerra Mundial, é de autoria de J. Howard Miller.

No hay comentarios: